Dentre as dúvidas mais frequentes sobre os vergalhões de fibra de vidro estão os tipos de obras em que podem ser utilizados. Em geral, a aplicação pode ser feita em obras de pequeno ou grande porte.
O que deve ficar claro, desde já, são as propriedades características do Tela Fibra. Elas devem ser levadas em consideração na hora de decidir se a aplicação em determinado elemento da construção é viável ou não.
E em todos os casos, é indispensável que o dimensionamento seja feito por um profissional habilitado na área, possibilitando que os vergalhões de fibra de vidro cumpram sua função de suporte na estrutura de concreto.
Preparamos este artigo para que você conheça os tipos de obras que podem se beneficiar do uso do Tela Fibra, entendendo como suas propriedades físicas interferem nessa escolha.
Propriedades do Tela Fibra
As barras de GFRP (do inglês, Glass Fiber Reinforced Polymer), matéria-prima do Tela Fibra, possuem alta resistência à tração, estimada entre 800 a 1100 MPa.
Por outro lado, o módulo de elasticidade é baixo, entre 41 e 50 GPa, motivo pelo qual sua aplicação é sugerida em elementos de concreto que possuem suporte à deformação, garantindo melhores condições de apoio.
Isso não impede, no entanto, que o Tela Fibra seja utilizado em outros elementos.
Nesse caso, reforça-se a necessidade de realizar o dimensionamento por um profissional habilitado, capaz de calcular adequadamente os elementos em concreto, utilizando a taxa ideal de armadura em GFRP, que atenda adequadamente às solicitações da estrutura.
Outra característica que colabora positivamente para a aplicação do Tela Fibra em diversos tipos de obras é a elevada durabilidade do material. Ele é resistente à corrosão e à ação de substâncias químicas, conferindo maior segurança às estruturas.
Tipos de obras em que o Tela Fibra pode ser aplicado
As grandes edificações são as mais beneficiadas pela utilização dos vergalhões de fibra de vidro. Ambientes industriais e obras públicas, como viadutos, pontes, rodovias e barragens, estão nesta lista.
Outros projetos menores, como de casas e prédios, também usufruem das diversas vantagens do material, como a redução dos desperdícios, devido à disponibilidade de compra em rolos de 12, 50, 100 ou 200 metros.
Em ambos os casos, a aplicação do Tela Fibra tem melhores resultados em elementos específicos da construção civil e com uso combinado ao aço.
Além desses locais, a resistência à corrosão, característica do GFRP, torna sua aplicação favorável em construções de regiões costeiras e litorâneas.
Elementos da construção mais indicados ao uso do Tela Fibra
Como dito anteriormente, as propriedades físicas do Tela Fibra conferem vantagens como durabilidade e resistência aos diferentes tipos de obras.
Ao mesmo tempo, por ser um material maleável, é indicado que sua aplicação seja acompanhada de condições de apoio. Diversos elementos em uma edificação oferecem essas condições e, por isso, são locais pertinentes para a aplicação do Tela Fibra.
A começar pelos pisos e calçadas. Seja em ambientes industriais, residenciais ou comerciais, os vergalhões de fibra de vidro são ideais para essa aplicação.
Nas grandes obras públicas, sobretudo na infraestrutura de rodovias, pontes e viadutos, a durabilidade e a resistência são atributos indispensáveis, devido ao tráfego intenso e pesado e à exposição contínua a agentes externos, como mudanças de temperatura, umidade e trepidações.
Nestes casos, além da alta resistência à tração, o Tela Fibra torna-se um aliado pela redução dos índices de corrosão e da necessidade de manutenção, mesmo diante de tais exigências.
Também é indicado por sua leveza, reduzindo o peso final da estrutura e facilitando o transporte e manuseio do material durante as obras. Ainda, por ser um material de baixa condutividade térmica, minimiza as tensões internas e as fissuras no concreto decorrentes das mudanças de temperatura.
As fundações rasas do tipo radier, que ficam em contato direto com o terreno que recebe as cargas dos pilares e paredes da superestrutura, também são ideais para a aplicação dos vergalhões de GFRP.
Normalmente, o radier é uma opção vantajosa para fundação em obras de pequeno porte, pelo baixo custo e rapidez na execução. Esses benefícios podem ser ainda melhores com a aplicação do Tela Fibra, que por ser um material leve e entregue em rolos, é facilmente aplicado, sem necessidade de maquinário especial ou alto número de trabalhadores.
Nas edificações planas, que não preveem a construção de lajes, os vergalhões de fibra de vidro podem ser utilizados nas cintas de amarração (também conhecidas como vigas de amarração), que circundam e conferem maior solidez à alvenaria, desde que o dimensionamento atenda aos limites de deformações das normas brasileiras.
O mesmo vale para as vergas e contravergas, que reforçam as aberturas de janelas e portas, suportando as tensões sem a alvenaria ceder ou fissurar.
Muros e paredes de concreto são outros exemplos de elementos que têm muito a ganhar com essa escolha, aumentando a resistência e durabilidade.
O Tela Fibra pode ser empregado, ainda, nas capas de laje, como armadura secundária (de distribuição) em edifícios com mais de um pavimento, e em determinados artefatos de cimento, dependendo de sua finalidade.
Os tipos de obras que apresentamos neste conteúdo, bem como os elementos construtivos sugeridos, levam em consideração as propriedades do Tela Fibra determinadas em ensaios laboratoriais.
Por ser um material inovador no mercado, a Composite continua desenvolvendo pesquisas e aprimorando a tecnologia. Nosso intuito, além de ampliar as possibilidades de aplicação, é certificar a qualidade do Tela Fibra e garantir todos os benefícios desse material nas obras em que é empregado.